Há 94 anos...
O livro Tunel do Tempo é do Professor José Sebastião Witter, a obra reúne textos de vários autores em vários jornais no período do Império e início da República, entre os textos estão os de Euclides Cunha, João do Rio e do celebrado do ano, Machado de Assis. Foi um desses livretos que você pega pra ler ao longo do tempo sem pressa, comprei-o na USP o fim do ano passado e leio meio que sem compromisso. Mas tenho me surpreendido com alguns trechos como esse a seguir sobre os nossos políticos.
Com a palavra Amadeu Amaral, escritor poeta e Jornalista, sobre o que falta aos nossos políticos no texto intitulado “Por ai” que escreveu para o "Estado de São Paulo" em 8 de junho de 1913.
Os nossos políticos são desapaixonados. Façamo-lhes justiça. Pascal, que conhecia um bocado estas coisas, disse que nada de grande se faz neste mundo sem a paixão. Ora, pelo fruto se conhece a árvore... Não, o que lhes falta é justamente a capacidade de se apaixonar. Seguem demasiadamente à risca o preceito desacreditado dos estóicos: arrancam de si até as raízes das paixões, escaralcho daninho que afoga o raciocínio e perturba o exercício regular das faculdades nobres do espírito... Eles não se comovem - calculam.
Amadeu Amaral
O Estado de São Paulo
8 de Junho de 1913
8 de Junho de 1913
Há 94 anos constatava-se que não era só vergonha que faltava aos nossos políticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário