quarta-feira, 29 de julho de 2009

Simulacro e poder : uma analise da mídia


É um convite a ver televisão de uma nova maneira, de uma forma mais critica (ou mesmo não ver mais televisão)

Trechos...
"Os que julgam que 1984 se refere aos regimes totalitários tornaram-se incapazes de perceber que nos chamados países democráticos os procedimentos orwellianos são usados cotidianamente, diante de nossos olhos e ouvidos, não apenas enquanto ouvintes, telespectadores e leitores, mas de maneira mais assustadora quando somos protagonistas daquilo que o “formador de opnião” ( o jornalista no rádio, na televisão e na imprensa) descreve e narra que nada tem a ver com o acontecimento ou o fato de que fomos testemunhas diretas ou participantes diretos "

Sobre a Opinião publica...

"Esta, em seus indícios liberais, era definida como a expressão, no espaço publico, de uma reflexão individual ou coletiva sobre uma questão controvertida e concernente ao interesse ou ao direito de uma classe social, de um grupo ou mesmo da maioria. A opinião publica era um juízo emitido em publico sobre uma questão relativa á vida política, era uma reflexão feita em publico e por isso definia-se como uso público da razão e como direito a liberdade de pensamento e de expressão.

É sintomático que, hoje se fale em “sondagem de opinião”. Com efeito, a palavra sondagem indica que não se procura a expressão publica racional de interesses ou direitos e sim que se vai buscar um findo silencioso, um fundo não formado e não refletido, isto é que se procura fazer à tona o não pensado, que existe sob a forma de sentimentos e emoções, de preferências, gostos, aversões e predileções, como se os fatos e os acontecimentos da vida social e política pudessem vir a se exprimi pelos sentimentos pessoais. Em Lugar de opinião pública, tem-se a manifestação publica de sentimentos. "

Simulacro e poder : uma analise da mídia Marilena Chauí

Nenhum comentário: