quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

“Esse mundo tem jeito sim!”

“Esse mundo tem jeito sim!” Penso eu algumas vezes.

Falo menos de um modo geral e literal e mais de uma maneira figurativa, quero mais dizer que as relações humanas podem, poderiam e deveriam ser melhores. Voltei a pensar nisso quando fui alvo da bondade de um desconhecido, coisa simples, mas importante para me fazer pensar em solidariedade e cuidado.

Corro em direção ao ponto de ônibus para tentar pegar o ônibus que já chegava ao ponto. Não ia chegar a tempo, mas esperava que alguém no ônibus descesse no ponto ou alguém do ponto desse sinal para entrar no ônibus, ai sim eu entraria no ônibus. Do ponto de ônibus um jovem de muleta dá sinal, o ônibus pára com a porta em frente a ele. Eu, esbaforido, chego à porta e me ofereço para ajudá-lo a subir, já que me observava na minha carreira até o ponto pensei que quisesse ajuda para subir no ônibus.

Então ele diz:

- "Não, Eu dei o sinal pra você, eu te vi correndo e apressado."

Já na escada do ônibus agradeci e com o ônibus em movimento pus a pensar que atos de solidariedade melhoram a vida e podem deixar mais harmoniosa as relações humanas.

O ato me fez lembrar o livro de Todorov “Em Face do Extremo” em que ele discursa sobre solidariedade e cuidado entre os prisioneiros dos campos de concentração. Amanhã postarei trechos do livro sobre a solidariedade.

Nenhum comentário: