sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Napoleão Bonaparte e as constituições



Termino de ler a curta biografia de Napoleão de Thierry Lentz da editora Unesp. Impulsionado pelas leituras sobre a vinda da Cora Portuguesa que fugiu de Napoleão. Por vezes, parece estar lendo a vida de um personagem do nosso tempo, e próximo territorialmente de nós. Como o trecho em que descreve que uma mulher pergunta o que há na constituição e tem a seguinte resposta: “Há Bonaparte”.

Talvez essa cena tenha sido vivida dias atrás, primeiro com Morales na promulgação de sua constituição. Sim, “há Morales na constituição” e com Hugo Chavez na comemoração de seus 10 anos de poder. Sim, há Chavez na Constituição.

A situação com Bonaparte, se refere a primeira constituição utilizada como “ferramenta de governo” e por ele promulgada quando ainda tinha trinta anos. Na ocasião Bonaparte deveria governar como primeiro cônsul por 10 anos deixando o governo para outros após esse período. Se no papel a constituição parecia respeitar os princípios revolucionários de 1789 (colegiado executivo, preparação da lei por órgãos representativos, sufrágio universal) na pratica se via os poderes nas mãos de Napoleão o primeiro cônsul, que fez com que 10 anos depois continuasse no poder com pequenas reformas na Constituição. Napoleão enquanto cônsul sacrificou a vida de muitos de seus representantes para se firmar cada vez mais no poder e pelo desejo de querer mais e mais.

Um homem decidido sim! Conhecedor de se tempo admirador da história, estratégico e sucumbiu só diante dos russos no inverno.

"política é de governar os homens como a maioria exige. Está aí, creio eu, a maneira de reconhecer a soberania do povo. Foi em me passando por católico que acabei com a guerra de Vendéia, me passando por muçulmano que me estabeleci no Egito, me passando por ultramontano que ganhei as pessoas na Itália. Se eu governasse um povo judeu eu restabeleceria o templo de Salomão".

Bonaparte foi deposto pelo senado francês no ano de 1814 acusado de trair a constituição.

Nenhum comentário: