terça-feira, 23 de setembro de 2008

as 48 leis do poder...

Um dia, em 1926, um homem alto e bem vestido foi visitar Al Capone, o mais temido gangster da sua época. Falando com um elegante sotaque continental, o homem se apresentou como conde Victor Lustig. Ele prometeu a Capone que, se lhe desse 50 mil dólares, seria capaz de duplicar essa quantia. Capone tinha fundo mais do que suficientes para cobrir o “investimento”, mas não o hábito de confiar grandes somas a estranhos. Ele examinou o conde, algo naquele homem era diferente – o seu estilo chique, seu modos, – e resolveu experimentar. Ele mesmo contou as notas e as entregou a Lustig. “Tudo Bem, conde” disse Capone. “Dobre isso em 60 dias, como disse.” Lustig saiu com os dólares, guardou-os num cofre em Chicago e foi para Nova York, onde tinha em andamento outros planos para ganhar dinheiro.


Os 50 mil dólares ficaram no cofre do banco intocados. Lustig não fez nada para duplicá-los. Dois meses depois, ele voltou a Chicago, pegou o dinheiro e foi novamente falar com Capone. Olhando os rostos impassíveis do seu guarda-costas, ele sorriu constrangido e disse, “Sinto muito, Sr. Capone, mas lamento lhe dizer que o plano falhou... eu falhei”.

Capone se ergueu devagar. Olhou para Lustig com ar ameaçador, pensando em que parte do rio o jogaria. Mas o conde colocou a mão no bolso do casaco, retirou os 50 mil dólares e os colocou sobre a mesa. “Aqui Senhor, o seu dinheiro, até o último centavo. Mais uma vez, minhas sinceras desculpas. É muito constrangedor. As coisas não funcionaram como pensei. Adoraria ter duplicado o dinheiro para o senhor e para mim – Deus sabe como eu precisava disso – mas o plano não se concretizou.”

Capone despencou na poltrona, confuso. “Sei que você é charlatão, conde”, disse Capone. “Soube no momento em que entrou aqui. Eu esperava os cem mil dólares ou nada. Mas isto... receber de volta o meu dinheiro... bem”. “Minhas desculpas, novamente, Sr. Capone” disse Lustig, pegando o chapéu e se preparando para sair. “Meu Deus! Você é honesto!”, Gritou Capone. “Se está em dificuldade, fique com cinco mil. para ajudar por enquanto.” Ele retirou cinqüenta notas de cem dólares do maço de 50 mil. O conde parecia atordoado, curvou-se profundamente, murmurou um agradecimento e saiu, levando o dinheiro.


Os cinco mil dólares era o que Lustig pretendia desde o inicio

Retirado do livro As 48 leis do Poder GREENE, 2000

Nenhum comentário: