domingo, 1 de junho de 2008

Para Crêr: Henri Nouwen

Confessando a Idolatria
O fato de Deus estar excluído de uma grande parte dos nossos pensamentos nos leva a uma estrada que, provavelmente, em nossa consciência, jamais gostaríamos de percorrer. É a estrada da idolatria. Idolatria significa a adoração de falsas imagens, e isso é exatamente o que acontece quando guardamos nossas fantasias, preocupações e alegrias para nós mesmos e não as apresentamos a Deus, que é o nosso Senhor. Quando recusamos compartilhar esses pensamentos, limitamos o senhorio de nosso Deus e edificamos pequenos altares para as imagens mentais que não desejamos submeter a um dialogo com Deus.
Lembro-me distintamente que, certa vez, fui a uma consulta com um psiquiatra para queixar-me de minha dificuldade de controlar minha vida de fantasias. Disse-lhe que imagens importunas continuavam a aparecer e que achava difícil livrar-me delas. Depois de ouvir minha história, ele sorriu e disse: “Bem, padre, como sacerdote, o senhor deveria saber que isso é idolatria, pois seu Deus diz que o senhor não deve adorar falsas imagens”. Só então percebi plenamente o que significava realmente pecar em pensamente, não apenas em palavras e ações. E confessar a idolatria, uma das mais antigas e mas difundidas tentações.
Henry Nouwen

Nenhum comentário: