domingo, 31 de agosto de 2008

A sete palmos

Confesso que, a principio tinha uma resistência aos seriados norte americanos, até que um dia conheci os friends, depois fiquei vidrado com Lost e ansioso com a 5º temporada. Agora , com um atraso considerável conheci "A sete palmos". Achei interessante a idéia dos episódios terem como pano de fundo uma funerária, onde cada episódio começa com uma morte, e ao longo de cada episódio surgem questões filosóficas e religiosas.

A série me lembrou a parábola do filho pródigo. No primeiro episódio quem morre e é enterrado é o pai. Também neste episódio o filho mais velho, Nate, volta para a casa e o outro, David que viveu com o pai a vida toda não aceita a volta do irmão, e muito menos a decisão em testamento de dividir por igual a herança para os dois, o que aborrece muito o mais novo por não compreender a decisão do pai, a quem servia por tanto tempo...

A Esposa (a igreja?) tinha uma vida dupla, e demonstra uma certa dificuldade para compreender os dois filhos e a filha adolescente Claire com seus problemas existenciais. Mas aos poucos, e com iniciativas do filho que voltou para casa começa a compreender os filhos.

Os episódios que eu mais gostei da primeira temporada foram os episódios 9 Life.Is.Too.Short; que filosofa sobre o nosso curto tempo de vida. E um que fala sobre o amor incondicional de Deus. que me lembrou a leitura de um dos livros do Yancey quando ele comenta sobre um amigo que é Gay. David é o gay da série e freqüenta uma igreja católica, nesse episódio, um homossexual é morto e o fantasma do morto perturba David sobre a sua opção sexual com passagens bíblicas sobre o pecado do homossexualismo. Um outro episódio interessante também é o número 4 que fala sobre um membro de uma gang que foi morta, que também cita passagens do evangelho de João lembrando o amor de Deus.

Na segunda temporada que ia chatinha existe uma citação do C. S Lewis. que "filho pródigo" faz para uma viúva que lamenta a perda do marido: “Nunca ninguém me tinha dito que a dor se assemelhava tanto ao medo. in A Grief Observed. O episódio é o 6º da 2º temporada. Vale a pena conferir

Nenhum comentário: