domingo, 13 de julho de 2008

Carta ao Pai

É a obra mais comovente de Franz Kafka [1883-1924] porque não foi criada para ser literatura, e sim apenas um desabafo. Por causa da sua falta de coragem em encarar o próprio pai, Franz escreve uma comovente carta [ed. Cia. das Letras], revisada diversas vezes. Sua mãe o desencoraja a entregá-la a Hermann, o pai, e a carta acaba não chegando ao destino. Nela está inserida a relação apaixonada e conturbada com o pai, um comerciante judeu autoritário e de personalidade forte. É uma fascinante obra de arte, em que a alma humana é desnudada, e mergulha nas profundezas do relacionamento entre filhos e pais.

Sandro Borelli é coreógrafo. Sua obra "Artista da Fome" é encenada hoje em São Paulo.
Fonte: Folha de São Paulo

Segue dois trechos...

Querido Pai:

"Você me perguntou recentemente por que eu afirmo ter medo de você. Como de costume, não soube responder, em parte justamente por causa do medo que tenho de você, em parte porque na motivação desse medo intervêm tantos pormenores, que mal poderia reuni-los numa fala. E se aqui tento responder por escrito, será sem dúvida de um modo muito incompleto, porque, também ao escrever, o medo e suas conseqüências me inibem diante de você e porque a magnitude do assunto ultrapassa de longe minha memória e meu entendimento." p7

...

“É fato também, que você nunca me bateu de verdade, Mas os gritos, o enrubescimento do seu rosto, o gesto de tirar a cinta e de deixá-la pronta no espaldar da cadeira, para mim eram quase piores. É como quando alguém deve ser enforcado. Se ele é realmente enforcado, então morre e acaba tudo. Mas se precisa presenciar todos os preparativos para o enforcamento, e só fica sabendo do seu indulto quando o laço pende diante do seu rosto, então ele pode ter de sofrer a vida toda com isso. Alem do mais, da muitas vezes em que, na sua opinião declarada, eu teria merecido uma surra, mas escapara por um triz. por causa da sua clemência, se acumulava de novo um grande sentimento de culpa. De todos os lados, eu desembocava na sua culpa." Franz kafka. p 30

Carta ao Pai.

Eu li a carta e digo é impossível não se comover com o texto. Ela Desnuda a alma, fala dos relacionamentos; faz pensar, relembrar momentos e refletir sobre as influências negativas ou positivas que temos de nossos pais ou mesmos irmãos.

Nenhum comentário: