segunda-feira, 7 de julho de 2008

Segunda Versão: Ricardo Soares e as Farcs


Eu Chorei vendo algumas imagens do reencontro da Ingrid Betancourt com os seus dois filhos. Até ai não há novidade. Eu acompanhei o caso desde em que ela foi seqüestrada, foi emocionante o desfecho; e como dizia uma amiga eu choro até em inauguração de Supermercado.
Quando soube do ocorrido eu pensei em ir até blog do controverso Ricardo Soares, a voz dissonante do jornalismo brasileiro. Não pude por motivos que também o impediram de postar algo sobre a libertação. Sobre o documentário "Colombianos" assisti trechos na cultura e achei sensacional e espero um dia assisti-lo por completo.

Segue a segunda versão dessa segunda com Ricardo Soares sobre as Farcs.

Por conta de eu ser um refém da incompetência da Telefonica - como disse no post abaixo - estou escrevendo com um dia de atraso sobre a mais célebre refém contemporânea, Ingrid Bettancourt, que na foto acima abraça sua dedicada e amada mãe, a simpática ex- senadora Yolanda Pulecio que conheci há exatamente um ano e me recebeu amavelmente em seu apartamento na zona norte de Bogotá para dar um depoimento para o meu documentário "Colombianos" que foi exibido pela Tv Cultura de São Paulo.Por trás desse sofrido e doloroso abraço entre mãe e filha há um longo caminho, uma longa história que durou 2236 dias do cativeiro em que Ingrid ficou em poder das Farc na selva colombiana se tornando involuntariamente uma peça importante no xadrez geopolítico que envolvia os governos federais localizados em Bogotá, Washington, Paris, Caracas, Quito, La Paz e até Brasília. O leitor e blogueiro Marcelo Henrique disse dois posts abaixo que veio aqui esperando o que eu diria sobre a libertação de Ingrid. A Telefonica impediu que eu viesse antes Marcelo mas, afinal, o que posso dizer ? Digo que fico feliz em ver essa família de novo reunida e que espero sinceramente que essa operação mal explicada -que evidentemente tem o dedo dos americanos -seja um mais um passo em busca da paz que o povo colombiano espera. Não me juntarei ao coro dos contentes que felicita o governo Uribe pois o considero tão responsável por essa guerra cruel quanto as Farc. Sempre repito que a Colômbia vive uma guerra e a mídia sempre aponta os absurdos, desmandos e crimes das Farc mas não os crimes de Uribe e seus paramilitares como os americanos que foram libertados com Ingrid e voltaram correndo pra o colo de Bush antes que tivessem que responder perguntas embaraçosas. Ingrid está livre e eu fico feliz com isso. Mas como disse sua mãe pra mim o ano passado a luta não deveria ser apenas por Ingrid mas por todos os que ainda se encontram reféns da guerrilha e eles ainda são mais de 400. Ações diplomáticas firmes e cobrança à postura belicosa de Uribe podem arrefecer mais ainda os ânimos. Mas é sempre bom saber que a operação colombiana que libertou Ingrid não massacrou ninguém como de praxe. Não confio em Uribe, não confio nos métodos das Farc. Mas há que se dar um voto de confiança a eles. Ou não ?

Nenhum comentário: